E aí, sumido? Não esqueceu do prazo!

Não aguenta mais polarização? Vem cá que eu tenho novidades para você debater os temas que te interessam sem ter de viver esse inferno de bate-boca.

Sei que a sumida sou eu, claro. Sempre quem manda um “oi, sumido” é a pessoa que está sumida. Ando procurando financiamento para a newsletter, aí não deixarei mais vocês na mão. Por enquanto, vamos no freestyle mesmo.

Ontem me contaram a história de uma moça cujo marido vai passar por uma cirurgia delicadíssima no coração. Ela foi à casa dos pais desabafar, não quer chorar perto do marido. O pai e a mãe praticamente não a ouviam. Interrompiam rapidamente para emendar: “então, sabe a passeata?”

Se você já quer perguntar “qual passeata, do dia 7 ou do dia 12?”, preste atenção em como as redes manipulam a gente de forma sutil. Vivemos a economia da atenção. O importante no mundo real é aquilo a que a gente dá a nossa atenção. A tendência é dar atenção à passeata, não à família, os amores, as dores reais, nosso papel apoiando os que amamos. E as redes podem também ser usadas para isso, depende de nós.

Já indiquei várias vezes e indico de novo que você aguarde no próximo dia 7 de setembro - não a passeata, calma! - o lançamento do novo livro do Jay Van Bavel, The Power of Us. Ele tem uma proposta interessantíssima, que é a de finalmente nos aceitarmos como somos, entendermos mais sobre nós e sobre comportamento humano para poder evoluir na era da hiperconexão digital.

Ano passado, lancei meu e-book “Tratamento de Choque” no Kindle por um valor bem low cost, R$ 10. Continua lá. Mas eu também resolvi fazer uma versão gratuita porque não está fácil para ninguém e fica melhor para você compartilhar com outras pessoas. Baixe agora e descubra muito sobre você. São coisas que melhoraram demais minha vida e me fizeram aprender a usar as redes a meu favor.

>>> BAIXE AGORA GRÁTIS o e-book TRATAMENTO DE CHOQUE

Tem algo que eu repito sem parar e nem sei se você já cansou, mas pretendo fazer igual a Carnê do Baú. Se 9 vezes não forem suficientes para a dona de casa saber que precisa pagar as parcelas rigorosamente em dia, eu repito 10, 11, 1 milhão. INTERNET NÃO É CONTEÚDO, É CONTEXTO.

Esses dias descobri que estava falhando no contexto. A frase parecia claríssima pra mim, mas não é tão clara assim para quem não trilhou o mesmo - longo e doloroso - caminho que eu trilhei até chegar nesse tipo de conhecimento. Daí resolvi fazer um exercício que proponho no “Tratamento de Choque”, a criação de rituais.

Tudo o que fazemos na vida tem um ritual, necessário para a nossa mente calcular o nosso comportamento e reações. Há uma quebra disso no ambiente digital, então ficamos confusos. Fiz um vídeo recriando um ritual típico da nossa mente analógica para algo corriqueiro mas ainda confuso no espaço cívico digital, o ataque em enxame. Veja e depois responda se ficou finalmente claro:

>>> Aproveite a ÚLTIMA CHANCE para desconto de 20% no curso Cidadania Digital. Clique aqui e use o cupom PAIS20 no chat - só até 31 DE AGOSTO!!!

Voltando ao tema da passeata, eu sinceramente acho que fui até mal educada com alguns amigos recentemente. Perdi completamente a paciência. E quanto manda então o famoso videozinho “fulano humilha sicrano”. Eu lá gosto de ver humilhação pública?

Fiz um vídeo explicando por que, nas redes, às vezes fazemos impulsivamente e com a maior empolgação coisas que nós mesmos achamos ridículas e absurdas depois. Seres humanos agem de acordo com sua Identidade Social. E nós temos várias delas: a preferência política, nossa religião, ser mãe, fã de Star Wars, admiradora de arte sacra, colecionadora de músicas de baixo calão, aficcionada do submundo cultural da internet. (São características de uma amiga)

O problema é que, quando nos envolvemos demais com um grupo muito radical - seja em política, religião, militância ou qualquer outro tema - essa acaba sendo nossa única Identidade Social e pautando nossa atuação nos demais grupos. Se você fica feliz com o caos que isso causa, seja feliz. Se não fica, veja esse vídeo e depois comente comigo.

Esta semana, graças à ajuda de vocês, gravei um novo módulo Bônus para o curso Cidadania Digital. Serão mais 4 aulas e um pequeno e-book: Como detectar, conter, documentar e tomar providências sobre ataques virtuais. Pela primeira vez foi em estúdio, graças à Luciana Oncken do Estúdio Banca Podcast. Dá uma olhada no look do que vem por aí!!!

E esta semana também (entenderamo sumiço, Brazyl?) tive a felicidade imensa de lançar o programa NOVO PODER, com a GoNew, um centro de excelência em treinamento de executivos, do queridíssimo Anderson Godz. Vou estar ao lado de duas feras nesse desafio, o Francisco Milagres e o Salim Ismail. As inscrições já estão abertas e a primeira turma é exatamente daqui a um mês, dia 28 de setembro - a comunidade GoNew já empolgou, viu?

Nesse programa, todo ao vivo, teremos muitos convidados especiais do Brasil e do exterior. É uma capacitação que une os estudos em Cidadania Digital a diversas outras áreas do conhecimento, com foco no universo empresarial e na nova forma de desenvolvimento econômico que vivemos agora. Beeeem interessante, viu? Dêem uma olhada lá.

>>>E, por fim, não esqueçam que o CIDADANIA DIGITAL, agora com mais um módulo e mais um bônus, está COM AS ÚLTIMAS VAGAS COM DESCONTO DE 20%!!!

São vagas limitadas e data-limite de 31 DE AGOSTO para a promo. É só entrar no site do curso Cidadania Digital e informar ao atendente do chat que você tem o cupom PAIS20. O curso fica disponível por UM ANO e você tem direito a todas as atualizações neste período.

Mais uma coisa: QUEM COMPRAR O CURSO ATÉ 31 DE AGOSTO CONCORRE A UM EXEMPLAR ASSINADO DO LIVRO TEMPESTADE IDEOLÓGICA DA MICHELE PRADO.

Duas coisas interessantes sobre o curso. Sabe quando eu digo que a gente terá de entender mais de gente quanto mais a tecnologia avançar? Pois é, pusemos isso em prática na nossa homepage. Eu ODEIO falar com robôs porque nunca consigo o que quero. Por isso, o nosso atendimento é HUMANO.

A equipe de atendimento comercial fica disponível de segunda a sexta, das 8h30 às 22h e aos sábados, das 18h às 22h. Serve não só para vendas, mas também para resolver qualquer problema dos alunos com a plataforma. E, além disso, os alunos fazem parte de um grupo vip do telegram, que tira dúvidas diretamente comigo, pessoa física. Ninguém fica na mão e a gente sempre atualiza conteúdos, troca muito.

A outra coisa é estabelecer confiança. Eu fiz um vídeo mostrando o que tem dentro do curso Cidadania Digital, mas a gente resolveu manter no curso SOMENTE QUEM REALMENTE GOSTA E QUER FAZER PARTE. Você pode provar a plataforma por 7 dias, sem nenhum compromisso? Meus alunos são somente as pessoas que sabem por que vale a pena fazer parte desse projeto e evoluir juntos. Confira você também.

>>> NÃO ESQUEÇA de baixar o e-book Tratamento de Choque por R$ 10 no Kindle ou GRÁTIS NESTE LINK. Depois venha me contar se você não está levando uma vida muito mais tranquila e tendo mais esperança com as maravilhas que a era digital pode nos trazer.