Presente válido até AMANHÃ

Você deve ter visto que eu não fiz a newsletter da semana passada. Tive um bom motivo, uma oportunidade que a vida me deu e virou presente para vocês.

Sei que prometi mandar a newsletter toda sexta, 21h religiosamente. Não fiz isso na última sexta e estou mandando agora que não é sexta. Espero que me perdoem, tem um motivo importante.

Desde que eu desenvolvi todas as técnicas de Cidadania Digital para entender a dinâmica do cyberespaço e diferenciar ações coordenadas de espontâneas, nunca havia ocorrido um ataque em enxame que eu conseguisse documentar em tempo real.

Documentei vários ataques, cito inúmeros no curso Cidadania Digital. Mas isso foi feito recuperando o passado, sem que eu tivesse entendimento no momento em que os ataques ocorriam.

Entre o primeiro ataque e o primeiro processo que movi decorreram 5 anos. Durante este tempo, diversos dos perfis envolvidos nas milícias digitais cresceram muito na internet e alguns chegaram ao mainstream. A maioria não é mais identificada pelo cidadão comum como troll, as pessoas não lembram ou não viram as ações passadas.

Na semana passada, vi dois políticos importantes de centro-esquerda e centro-direita interagindo com um troll que foi muito ativo nas eleições de 2017. Estamos em ano pré-eleitoral, é o momento ideal para inflar perfis agressivos e, com a ajuda da imprensa que se pauta por redes sociais, dar a eles a importância que não têm.

Então ocorreu um ataque típico em enxame. Só que agora eu não demorei mais 3 anos para conseguir conter. Demorei pouco mais de 24h. Também não demorei quase 3 entre o ataque em si e a tomada de providências, foram menos de 48h.

É um processo doloroso e estressante sim, não vou mentir. Aguentar pessoas distorcendo o que você disse para justificar a catarse de todo um grupo é bem tenso. E magoa especialmente ver conhecidos que priorizam o senso de pertencimento ao grupo e entram na dança. Mas é do jogo, já sei que funciona assim.

Por isso que eu fiz este presente para vocês. É uma aula experimental FECHADA, exclusiva, mostrando como você identifica um ataque em enxame, diferencia de reações de indignação espontânea, interrompe o ataque, documenta e toma providências.

Os feedbacks desta aula experimental de 1h30 estão me ajudando a montar o módulo bônus do curso Cidadania Digital.

>>> ACABA AMANHÃ A PROMOÇÃO DO CURSO!!!
Utilizando no chat de atendimento do site o cupom TERRA15, você ganha 15% de desconto.
Além disso, todo mundo que estiver matriculado ATÉ AMANHÃ ÀS 23h59 concorre a um sorteio da obra prima de Jacques Barzun, From Dawn to Decadence - EXPLICO EM DETALHES NO VÍDEO ACIMA.

Espero que vocês gostem e que, se possível, me mandem um feedback sobre a aula para eu melhorar o conteúdo.

um abraço a todo mundo e seguimos em frente!!!

Madeleine